Após 25 anos de negociações finalmente foi firmado um acordo de livre comércio, mas o que é o acordo entre Mercosul e União Européia?
Ele tem o objetivo de reduzir ou zerar tarifas de importação e exportação entre os dois blocos. O acordo não é apenas para produtos agrícolas, porém será um dos grandes beneficiados. Produtos como carne bovina, café, frutas e aves terão acesso privilegiado.
Através da assinatura do acordo, a expectativa é que o setor agropecuário brasileiro amplie sua presença no mercado europeu, consolidando sua posição como um dos principais abastecedores de alimento no mundo. O Brasil terá acesso a um mercado de 750 milhões de consumidores, o acordo criará bases para integrar a economia brasileira a cadeias de valor de forma mais robusta e competitiva.
Aproximadamente 97% das exportações industriais brasileiras ao bloco terão tarifa zero assim que o acordo entrar em vigor. Essa medida incentivará a indústria do Brasil a exportar bens de maior valor agregado para um mercado altamente competitivo, isso fortalecerá a presença do país em cadeias globais de valor e promoverá a diversificação da pauta exportadora.
É uma oportunidade para o reposicionamento do Brasil no mercado global, estimulando a produtividade e a competitividade de maneira sustentável. O Brasil já é o terceiro maior exportador agropecuário do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da União Européia, sendo considerado a base de segurança alimentar do mundo. Agora existe a oportunidade de expandir sua posição no mundo.