Você sabia que o momento mais delicado das pastagens, ao contrário do que muitos pensam, não é a seca, mas sim o início das chuvas?
É isso mesmo, no início das chuvas o ideal é tirar tudo das pastagens pra deixar que elas se recuperem, pois as primeiras folhas não são para o gado elas pertencem ao sistema radicular do pasto, ou seja, esse sistema, de modo figurado, é como uma ponte que conecta as plantas com o solo. Dessa forma, para que a planta absorva a água e os nutrientes do solo, esse sistema precisa estar bem desenvolvido.
Se o gado é colocado no pasto logo que surgem as primeiras folhas, o pasto vai enfraquecendo no decorrer dos anos porque não é realizado um manejo de raízes adequado.
Desenvolvimento das plantas
O crescimento das plantas forrageiras, gramíneas ou leguminosas, se dá por fatores genéticos (dependem da espécia escolhida) e fatores ambientais, tais como luminosidade, chuvas, temperatura, fertilidade de solo etc. A época das chuvas pode armazenar entre 60 e 80% da produção anual de uma forrageira, na época das secas normalmente as plantas param de crescem e utilizam as reservas para se manterem vivas. Sendo assim, no início das chuvas, é crucial que o manejo do pastejo seja ajustado, pois as primeiras folhas verdes serão responsáveis por restabelecer os processos fotossintéticos e recompor as reservas.